"o café mais caro do mundo" ..."Kopi Luwak" - #blogger3x

Pesquisar este blog

"o café mais caro do mundo" ..."Kopi Luwak"

by - 17:53

Kopi Luwak ou também conhecido como Café Civet é um cafézinho produzido com grãos de café óbvio, que foram comidos e passaram pelo sistema digestório do civet (um bichinho que lembra o gambá, o fedido). O bichano come os grãos, mas estes grãos não são digeridos e passam intactos pelo sistema digestivo do animal. Nas mais conhecidas: "tripas".


Este processo acontece nas ilhas de Sumatra, Java e Sulawesi no arquipélago da Indonésia, e nas Filipinas, onde o "produto" tem outro nome, Kape Alamid). No Vietnã existe um tipo similar de café, chamado weasel coffee, que possui grãos que foram defecados pos animais locais .

Kopi Luwak, o café mais caro do mundo, vendido entre U$120 e U$600 USD o meio quilo, e é vendido principalmente no Japão e nos Estados Unidos. A produção limitada dos grãos (menos de 230 quilos por ano) é o motivo de sua raridade, preço alto (cerca de mil dólares o quilo) e sabor inigualável, garantem os apreciadores. "Uma mistura de chocolate e suco de uva. Menos ácido e amargo do que os cafés comuns", descrevem alguns especialistas, sim pois eles amam! E eu acho muito exótico e nojento.



Em 2004, Severe Acute Respiratory Syndrome (SARS) infectou milhares destes civets na China e causou uma grande perda, mas a demanda pelo café não foi afetada.


Não existem registros precisos sobre a história do Kopi Luwak, mas acredita-se que sua origem data de cerca de 200 anos atrás, quando os colonizadores holandeses iniciaram plantações de café nas ilhas de Java, Sumatra e Sulawesi, onde hoje é a Indonésia.


É nessas ilhas que vivem as civetas, que começaram a se alimentar da planta. Para evitar o desperdício, os plantadores de café começaram a coletar os grãos que saíam intactos das fezes dos animais. Em algum momento alguém resolveu experimentar essa variedade aparentemente pouco apetitosa e descobriu o que hoje é considerado o café mais saboroso do mundo. Quem seria o felizardo a experimentar cocô de um animal que se semelha a um gambá? Quem seja ele, descobriu a mina do dinheiro e a mina do "sabor"... Eu ainda prefiro o cafezinho brasileiro, até que eu experimente a delícia do Kopi Luwak.


*Cafezes

Abaixo o esquema de produção do Kopi Luwak:

Abaixo:
Conheça o produtor do café, o bichinho Civet ama os grãos:


Abaixo:
o bichinho Civet ama e por isso come os grãos.




Abaixo:
o bichinho Civet tem o intestino muito bom!


Abaixo: Depois da coleta, da higienização, e de mais alguns toques da indústria, ele está pronto pra ser vendido em pó, grão, ou até mesmo em forma do cocô, do bichiho Cevit, que ama grãos :]

fonte e créditos:
http://wee-rocker.blogspot.com
/2010/06/
kopi-luwak-o-cafe-mais-caro-do-mundo.html


 
Por Alexandre Garcez
http://wee-rocker.blogspot.com















...intensedebate...Mensagens / Recados/ Comentários...












You May Also Like

0 comentários



- aqui você envia notícias grátis -

Translate